FILOSOFIA DA ESCOLA

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Eduardo Szinvelski entende que a concepção de homem baseia-se nos princípios de cidadania, responsabilidade e autonomia intelectual, alicerçada em valores como honestidade, fraternidade, solidariedade, comprometimento, consciência ecológica, respeito e amor ao próximo, para, assim, constituir um cidadão crítico, criativo e agente transformador da sociedade, no sentido de torná-la mais justa, com menos desigualdades.

Projetos

"UM LIVRO NA MÃO, MIL IDÉIAS NA CABEÇA"


JUSTIFICATIVA

 “Um livro na mão, mil idéias na cabeça”.

 Que futuro nos guarda se nós lemos tão pouco?

As estatísticas nacionais quanto a leitura indicam que os brasileiros lêem pouco.

Na perspectiva de consolidar metas no processo ensino-aprendizagem em nossas crianças, através  de atos pedagógicos,que além de atrativos  sejam produtivos   surgiu o PROJETO “UM LIVRO NA MÃO, MIL IDÉIAS NA CABEÇA”, seu foco principal é na leitura, induzir o hábito da leitura. Justificando que indivíduos leitores  são mais criativos, curiosos, mais críticos e tem um grande poder de concentração, destreza na organização de idéias, escrevem e falam bem, por tanto se comunicam melhor. Entendemos que a leitura tem que fazer parte do dia-a-dia dos professores e estudantes.

                      Um país se faz com homens e livros.

 OBJETIVO GERAL

 Vencer o grande desafio que se impõe no cotidiano do educador e dos educandos para desenvolver habilidades de leituras diversas, aumentando os seus conhecimentos, ampliando a cultura que consequentemente permeará o ensino-aprendizagem com atitudes que auxiliam o aluno a encontrar o seu próprio ritmo de aprendizagem e desempenho escolar, numa busca constante de valorizar a cultura do pensar, do fazer do avaliar garantindo uma educação com senso crítico construtivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Formar leitores auxiliando a interpretação de textos, fluência na leitura e escrita.

Iniciar o hábito da leitura com iniciação induzida.

                     Criar condições para os alunos concluintes do Ensino Fundamental tenham contato literário e que possam criar textos criativos.

Freqüentar a biblioteca com os alunos, transformando a leitura em um programa de lazer.


METODOLOGIA

 O projeto será realizado  todos os dias, fazendo no início da aula 20 minutos de leitura. A escola fica em silêncio. Cada professor, cada aluno e cada funcionário, deverão retirar livros na biblioteca e fazer a leitura.

                    Nunca se deve associar o ato de ler como um castigo ou obrigatoriedade, sempre deverá ser associado a um momento de lazer e prazer.

 PÚBLICO ALVO

 O projeto será destinada aos alunos do Ensino  Fundamental, professores e funcionários da escola.

 CRONOGRAMA

Durante o período letivo, os 20 minutos iniciais do turno da manhã e do turno da tarde.







COQUETEL NA ESCOLA
 
JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de desenvolver as habilidades e as diversas áreas do conhecimento humano de forma integrada, bem como o gosto pela escola, optou-se por realizar o projeto COQUETEL NA ESCOLA.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar com o aluno de forma integrada as diversas áreas do conhecimento humano as diversas habilidades de maneira prazerosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o raciocínio
                            Desenvolver a capacidade de concentração
                            Exercitar a memória
                            Exercitar a criatividade
                            Desenvolver o gosto pela escola
METODOLOGIA
As revistas Coquetel são usadas em sala de aula nas séries iniciais e finais onde orientadas pelos professores, os alunos desenvolvem e realizam as atividades nelas contidas, permitindo a interação no conjunto educacional. Cada aluno recebe revistas de acordo com sua faixa etária.
PÚBLICO ALVO
O projeto será destinado aos alunos, professores e funcionários da escola.
CRONOGRAMA
Trabalha-se mensalmente, de acordo com a edição e recebimento das revistas.







PROJETO:

“LEITURA PRAZEROSA,

ESCRITA FABULOSA”

JUSTIFICATIVA



   O processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil pressupõem oportunidades, situações educativas e significativas que vão além de cuidados assistenciais.

    Para tanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção do seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interações com os adultos, outras crianças e o ambiente em que está inserido.

  Desenvolveremos este projeto, acreditando que através da leitura e escrita formamos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Também, na expectativa de propiciar à criança, superações de suas dificuldades e fornecer subsídios para ampliação do seu conhecimento e crescimento pessoal.



OBJETIVO GERAL



                       Desenvolver atividades que proporcionam o despertar do gosto pela leitura e escrita de forma agradável para cada faixa etária.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



¾         Propiciar recursos que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para o processo da aprendizagem da leitura e da escrita.

¾         Desenvolver a linguagem oral, incentivando a produção de diálogo.

¾         Perceber a importância da leitura e da escrita no processo de formação.

¾         Incentivar a criatividade para desenvolver a linguagem oral e escrita.

¾         Mostrar ao educando uma maneira diferenciada de ler e escrever.

¾         Formar leitores apreciadores e críticos.

¾         Incentivar o hábito de ouvir com atenção.



METODOLOGIA



Análise oral das figuras e fala dos personagens. Leitura de textos variados e diferenciados a cada aluno. Interpretação oral dos textos lidos através de resumo explicando o que entendeu. Reescrita e recontagem de histórias. Criação de histórias mudas. Dramatização de contos, fábulas... Leitura na sala de aula com utilização de caixa de som amplificada. Produções textuais. Comentários da história, desenvolvendo assim a reflexão. Debates e ilustrações, motivando a escuta da história, com mudança no tom de voz, dando vida às histórias. Utilizando diferentes recursos que esteja de acordo com o tema proposto.

As aulas serão ministradas conforme cronograma.



PÚBLICO ALVO

O projeto será destinado ao 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.



CRONOGRAMA

Durante o período letivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário