"UM LIVRO NA MÃO, MIL IDÉIAS NA CABEÇA"
JUSTIFICATIVA
As estatísticas nacionais quanto a leitura indicam que os brasileiros lêem pouco.
Na perspectiva de consolidar metas no processo ensino-aprendizagem em nossas crianças, através de atos pedagógicos,que além de atrativos sejam produtivos surgiu o PROJETO “UM LIVRO NA MÃO, MIL IDÉIAS NA CABEÇA”, seu foco principal é na leitura, induzir o hábito da leitura. Justificando que indivíduos leitores são mais criativos, curiosos, mais críticos e tem um grande poder de concentração, destreza na organização de idéias, escrevem e falam bem, por tanto se comunicam melhor. Entendemos que a leitura tem que fazer parte do dia-a-dia dos professores e estudantes.
Um país se faz com homens e livros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Formar leitores auxiliando a interpretação de textos, fluência na leitura e escrita.
Iniciar o hábito da leitura com iniciação induzida.
Criar condições para os alunos concluintes do Ensino Fundamental tenham contato literário e que possam criar textos criativos.
Freqüentar a biblioteca com os alunos, transformando a leitura em um programa de lazer.
Nunca se deve associar o ato de ler como um castigo ou obrigatoriedade, sempre deverá ser associado a um momento de lazer e prazer.
Durante o período letivo, os 20 minutos iniciais do turno da manhã e do turno da tarde.
COQUETEL NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de desenvolver as habilidades e as diversas áreas do conhecimento humano de forma integrada, bem como o gosto pela escola, optou-se por realizar o projeto COQUETEL NA ESCOLA.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar com o aluno de forma integrada as diversas áreas do conhecimento humano as diversas habilidades de maneira prazerosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o raciocínio
Desenvolver a capacidade de concentração
Exercitar a memória
Exercitar a criatividade
Desenvolver o gosto pela escola
METODOLOGIA
As revistas Coquetel são usadas em sala de aula nas séries iniciais e finais onde orientadas pelos professores, os alunos desenvolvem e realizam as atividades nelas contidas, permitindo a interação no conjunto educacional. Cada aluno recebe revistas de acordo com sua faixa etária.
PÚBLICO ALVO
O projeto será destinado aos alunos, professores e funcionários da escola.
CRONOGRAMA
Trabalha-se mensalmente, de acordo com a edição e recebimento das revistas.
PROJETO:
“LEITURA PRAZEROSA,
ESCRITA FABULOSA”
JUSTIFICATIVA
O processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil pressupõem oportunidades, situações educativas e significativas que vão além de cuidados assistenciais.
Para tanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção do seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interações com os adultos, outras crianças e o ambiente em que está inserido.
Desenvolveremos este projeto, acreditando que através da leitura e escrita formamos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Também, na expectativa de propiciar à criança, superações de suas dificuldades e fornecer subsídios para ampliação do seu conhecimento e crescimento pessoal.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades que proporcionam o despertar do gosto pela leitura e escrita de forma agradável para cada faixa etária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
¾ Propiciar recursos que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para o processo da aprendizagem da leitura e da escrita.
¾ Desenvolver a linguagem oral, incentivando a produção de diálogo.
¾ Perceber a importância da leitura e da escrita no processo de formação.
¾ Incentivar a criatividade para desenvolver a linguagem oral e escrita.
¾ Mostrar ao educando uma maneira diferenciada de ler e escrever.
¾ Formar leitores apreciadores e críticos.
¾ Incentivar o hábito de ouvir com atenção.
METODOLOGIA
Análise oral das figuras e fala dos personagens. Leitura de textos variados e diferenciados a cada aluno. Interpretação oral dos textos lidos através de resumo explicando o que entendeu. Reescrita e recontagem de histórias. Criação de histórias mudas. Dramatização de contos, fábulas... Leitura na sala de aula com utilização de caixa de som amplificada. Produções textuais. Comentários da história, desenvolvendo assim a reflexão. Debates e ilustrações, motivando a escuta da história, com mudança no tom de voz, dando vida às histórias. Utilizando diferentes recursos que esteja de acordo com o tema proposto.
As aulas serão ministradas conforme cronograma.
PÚBLICO ALVO
O projeto será destinado ao 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
CRONOGRAMA
Durante o período letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário